Abdominoplastia é uma cirurgia plástica no abdômen que visa remover a gordura excedente e melhorar a estética e a autoestima do paciente. Embora o procedimento seja comum, há questões importantes que precisam ser levadas em conta antes de realizá-lo. Entenda:

O que é?

Mais especificamente, a abdominoplastia se trata de uma cirurgia que faz a remoção de gordura abdominal, do excesso de flacidez da pele ao redor da região umbilical e também das estrias que ficam a baixo do umbigo.

A operação pode ou não ser associada à lipoaspiração, com o objetivo geral de reduzir o volume da região abdominal.

Para quem é indicada?

Homens e mulheres podem recorrer à abdominoplastia para corrigir ou melhorar uma série de situações. Confira:

Flacidez

É indicada para quem sofre com flacidez no abdômen e já tentou eliminá-la por meio de exercícios, dietas e outros tratamentos estéticos, mas não obteve sucesso.

Estrias

Quem deseja eliminar estrias na barriga pode recorrer ao procedimento, desde que também haja pele flácida a ser retirada.

Diástase

Outra função importante da abdominoplastia é amenizar o aspecto da diástase, que é uma separação dos músculos abdominais que acontece geralmente após gestação ou perda maciça de peso, gerando afundamento e flacidez na região.

Tipos de abdominoplastia

Existem três variações desta operação. Cada uma tem função e propósito diferentes, dependendo do perfil e desejos de cada paciente.

Mini abdominoplastia

Deve ser utilizada em mulheres com pouco excesso de pele na região inferior do abdômen. Nesta cirurgia a cicatriz é reduzida e não é necessário mudança na cicatriz umbilical.

Abdominoplastia clássica

Deve ser utilizada em mulheres com maior quantidade de pele na região inferior do abdômen, sendo necessário uma cicatriz inferior um pouco maior porém com melhores resultados estéticos dependendo do caso.

Abdominoplastia em âncora

É indicada nas grandes perdas ponderais com presença de excesso de pele tanto na região inferior do abdômen quanto na central sendo necessário uma cicatriz em forma de âncora ou t invertido para a retirada do excesso de pele.

recuperacao-a-abdominoplastia_21447_l-1
abdominoplastia-clinicalucianoschutz
antes-e-depois-abdominoplastia-850x450

Pós-operatório

É natural e comum que o paciente sinta desconforto durante a recuperação. É preciso ter cuidado com a postura, pois é necessário diminuir ao máximo qualquer tensão abdominal. Assim, ao deitar ou mesmo ao andar, é indicado ter uma leve inclinação que não se exija muito do abdômen.

Atividades físicas e exposição ao sol só devem ocorrer três meses após a cirurgia.

Antes e depois da abdominoplastia

Após a operação, o excesso de pele, flacidez e estrias dá lugar a uma silhueta mais definida e magra, sem gordura abdominal e culote residual.

Como fica a cicatriz de abdominoplastia?

A cicatriz – exceto no caso de abdominoplastia em âncora – é um pouco menor e se localiza logo acima dos pelos pubianos, podendo ser disfarçada pelas roupas íntimas ou definida na marca do biquíni.

Contraindicações

Existem algumas restrições que precisam ser levadas em conta antes de realizar a operação.

“Todas as mulheres que nunca engravidaram ou pretendem engravidar devem ser avaliadas com cuidado, pois a gestação irá distender o abdômen com possível perda do resultado cirúrgico”.

Há situações que também diminuem a eficácia da abdominoplastia, como a presença de cirurgias anteriores ou pacientes que tenham colagenoses – doenças autoimunes que afetam o tecido conjuntivo do corpo.

Além disso, pessoas que já têm cicatrizes na região abdominal, doenças cardiovasculares e que fumam precisam ser avaliadas separadamente.

Para quem é magro, de maneira geral, mas sofre com gordura localizada, o mais indicado é realizar um procedimento mais simples, como a lipoaspiração.

abdominoplasty-cosmetic-surgery