A cirurgia de lipoaspiração consiste na aspiração de gordura através de cânulas. Ela pode ser feita em diversas partes do corpo, desde que haja gordura localizada. A cirurgia pode ser classificada em pequena, média ou grande, variando de acordo com a quantidade de gordura retirada e partes do corpo abordadas. Geralmente é retirado, no máximo, 5% do peso corporal.

Como é feita a lipoaspiração?

Primeiramente é infiltrada a solução de Klein – composta por soro fisiológico e adrenalina – para diminuir as chances de sangramento e, consequentemente, de trauma cirúrgico. As cânulas são introduzidas através da pele e chegam ao tecido adiposo (camada que vem logo após a pele), de onde aspiram – através de um sistema de vácuo – a gordura localizada. Os pontos em que são inseridas as cânulas variam de acordo com a anatomia do paciente e a técnica usada pelo cirurgião.

A lipoaspiração pode ser feita com anestesia geral, peridural ou local, dependendo da quantidade de regiões abordadas. Caso a anestesia seja geral, há a necessidade de intubação orotraqueal e uso de aparelhos que ajudam a respiração. Em geral, as cicatrizes de lipoaspiração medem cerca de meio centímetro, mas podem ficar quase imperceptíveis com o tempo, e não causam incômodo.

Indicação para a lipoaspiração

A lipoaspiração não é considerada um tratamento para obesidade, tampouco para emagrecimento. Seu objetivo é a modelagem corporal e não a eliminação de peso.

Partes do corpo que podem ser lipoaspiradas

A lipoaspiração pode ser feita em qualquer parte do corpo em que haja gordura localizada. Abdômen, região dorsal, coxas, lateral das mamas, braços, submento (papada) são regiões comumente submetidas a esta cirurgia.

É possível fazer a lipo em várias partes do corpo durante a mesma cirurgia, no entanto existe o alerta para a importância de que o tempo da cirurgia não seja muito longo. “Toda paciente dever ser avaliada previamente a cirurgia no intuito de definir o tempo cirúrgico baseado na idade e comorbidades de cada caso”.

Caso sua opção seja tratar regiões diferentes em cirurgias distintas, não há necessidade de tempo mínimo de intervalo entre uma lipoaspiração e outra.

Tipos de lipo

Lipoaspiração comum: realizada com uma cânula q aspira a gordura de determinada área corporal, podendo ser com anestesia local e sedação ou anestesia geral a depender da extensão da região.

Lipoescultura: na lipoescultura além da retirada da gordura ela pode ser tratada e colocada em outras regiões do corpo, mudando totalmente o contorno corporal.

Vibrolipo: nesse tipo de lipo, é introduzida a cânula, mas realiza-se uma vibração para saída da gordura. Por ser uma pequena mudança, os riscos e recuperação são semelhantes.

Hidrolipo ou lipoaspiração tumescente: ela utiliza uma solução anestésica (chamada de tumescente) para reduzir dor no local. Ela também é feita em regiões menores, sendo considerada uma mini-lipo.

Lipoaspiração a laser: além da cânula comum, é introduzida uma fibra ótica que quebra a membrana das células de gordura, fazendo com que ela seja absorvida mais rápido.

Mini-lipo: é exatamente como a lipoaspiração comum, mas é feita em uma área menor, sendo mais rápida e levando apenas anestesia local ou peridural.

Pré-operatório

O paciente deve realizar jejum nas oito horas anteriores à cirurgia.

Os exames de sangue e cardiológico e a radiografia de tórax são fundamentais antes da lipoaspiração. Também pode-se pedir ultrassom da região a ser operada e doppler (exame que permite a visualização dos vasos sanguíneos) das pernas para verificar se há trombos na corrente sanguínea.

Contraindicações

Pessoas que possuem muitas doenças – como hipertensão, diabetes e obesidade – tem o risco cirúrgico aumentado. Por isso, deve haver uma conversa sobre a real necessidade de uma cirurgia estética.

guia-lipoaspiracao
para-que-serve-a-lipoaspiracao